Viagem: Confira seus pneus antes de pegar a estrada

Viagem: Confira seus pneus antes de pegar a estrada

Confira as dicas para viajar da Delinte Pneus

A temporada das viagens de fim de ano chegou. Se você vai pegar a estrada, atente-se à manutenção de seu veículo para garantir a segurança dos passageiros. A Delinte Pneus separou algumas dicas de alguns cuidados importantes que deve-se ter com os pneus antes de viajar:

Indicador TWI

O TWI é o índice que torna possível saber se os pneus do veículo estão dentro da vida útil recomendada pelo fabricante. Por meio deste indicador, localizado dentro dos sulcos da banda de rodagem do pneu, é possível avaliar o desgaste e definir se é ou não o momento de efetuar a substituição por pneus novos.

Conforme o pneu vai se desgastando, este indicador vai se aproximando da área de contato com o solo. Assim que o indicador TWI alcançar a superfície da banda de rodagem, esta decretado o fim da utilização do pneu.

Balanceamento e Alinhamento

Recomenda-se realizar o balanceamento, bem como o alinhamento do veículo, a cada 10 mil km para otimizar a vida útil dos pneus. Verifique antes de viajar, assim evitará o desgaste prematuro e /ou irregular.

 Rodízio

O rodízio de pneus costuma gerar dúvidas entre os usuários de pneus. Alguns a favor e outros contra, porém com relação a preservação do desgaste é unanimidade. Alguns usuários de carro com tração dianteira, mais preocupadas com performance e segurança ao invés de durabilidade, optam por efetuar a troca somente do par, colocando novos pneus na parte traseira do veículo e trocando os da dianteira pelos que estavam atrás.

O rodizio também ajuda numa possível correção de desgastes irregulares, por isso a recomendação a cada 5 ou 10 mil km, assim o proprietário pode corrigir a eventual falha mecânica e ainda tem tempo para corrigir o desgaste irregular ocasionado por esta falha mecânica.

Cada fabricante tem uma recomendação diferente quanto à hora de fazer o rodízio. Recomendamos:

– Séries 80, 75, 70, 65, 60 = a cada 10.000 Km

– Séries 55 e 50 = a cada 7.000 Km

– Séries 45, 40, 35, 30 = a cada 5.000 Km

Sem falar em regras especificas de como proceder no rodizio, levando em consideração o tipo do veículo, exemplo de picapes, carros menores e pneus de carga.

Lembrando que pneus novos sempre devem ser colocados no eixo traseiro, pois é mais fácil controlar um veículo quando ele sai de dianteira.

Calibragem

Ao manter os pneus calibrados, você garante mais segurança e ainda ajuda a reduzir o consumo de combustível.  A dica é calibrar, no mínimo, a cada 15 dias. Os pneus devem estar frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros. Confira a tabela de pressão recomenda para seus pneus e observe também a recomendação de fábrica do seu veículo que, em alguns carros, está fixada na porta do motorista. Se não for o caso, no manual está descrita a pressão adequada.

Quando o pneu está com 5 libras a menos do que o indicado pelo fabricante, por exemplo, o carro pode gastar até 10% mais combustível.

Cortes ou bolhas

Antes de viajar, verifique nos quatro pneus se há cortes ou bolhas. Se sim, troque imediatamente. Durante viagens longas, o pneu pode esquentar demais, expandir a bolha e estourar.

Quer saber mais sobre os pneus Delinte? Acesse www.delinte.com.br.

(41) 4063-8879
Quero vender
Fale Conosco
Whatsapp