O que é Cambagem?

O que é Cambagem?

Para evitar alterações indesejáveis no ato da direção e para que a vida útil do pneu não diminua, utiliza-se de um procedimento chamado cambagem. Em resumo a cambagem mede o ângulo da roda em relação à sua inclinação vertical, tendo assim a tarefa de distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem. Esse procedimento pode ser realizado por máquinas especializadas que ajustam o grau da inclinação das rodas.

O aspecto mas importante na cambagem é de que o ângulo medido tenha o mesmo valor especificado pelo fabricante do veículo, e deve ser igual também nas duas rodas dianteiras. Este ângulo tem o objetivo de compensar os esforços laterais que ocorrem na roda durante a curva, melhorando a estabilidade do veículo. Existem três tipos de cambagem:

– Cambagem negativa: os pneus estão voltados para fora do carro.

– Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro.

– Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto.

QUANDO FAZER CAMBAGEM?

A resposta é simples! Se você transita por vias que tem muitos buracos, o que é muito comum em nosso país, às vezes é inevitável cair em um deles, é ai que essas alterações no ângulo acontecem, tanto pelas fortes pancadas, excesso de buracos, e até mesmo abuso de peso e principalmente por molas defeituosas, desgaste de componentes que podem ser substituídos rapidamente para que o ângulo de camber volte ao indicado pelo fabricante.

O recomendável é verificar a situação do camber junto com o alinhamento e o balanceamento, assim quando o carro atinge 10 mil quilômetros, você garante que o seu carro sairá da manutenção perfeitamente regulado.

 

(41) 4063-8879
Quero vender
Fale Conosco
Whatsapp