Índice de Tração de Pneus: entenda como interfere na performance e segurança do seu carro

Índice de Tração de Pneus: entenda como interfere na performance e segurança do seu carro

Muitos motoristas já conhecem o conceito de que tração é a força exercida sobre o pneu que o leva a ter o movimento em contato com a superfície. Mas o que passa despercebido para muitos consumidores é que a qualidade do pneu interfere no aproveitamento dessa energia, ocasionando impacto na aderência, velocidade e dirigibilidade do veículo.


Existe um índice obrigatório e certificado dos pneus que indica o nível da tração. Ele é indicado por letras, sendo o AA como melhor índice, seguido por A, B e C, sendo o último o menor grau aceitável para pneus. Quanto maior a classificação, mais curta deve ser a distância de frenagem.

Esse fator é muito importante principalmente em pista molhada, pois a falta de uma boa tração pode gerar o efeito da aquaplanagem. “O consumidor que busca qualidade deve se atentar a esses detalhes para ter uma melhor experiência e segurança”, explica o gestor de contas da GP Group, distribuidora exclusiva da Delinte no Brasil, Cleyton Kamogawa.

O gestor destaca o modelo DS7 Sport, lançamento da marca Delinte, desenhado exclusivamente para o mercado brasileiro com um composto avançado, especialmente para oferecer a mais alta performance e tração “Todas as medidas do pneu DS7 Sport possuem índice de tração AA disponíveis nos aros 17” a 22. Ele foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a GP Group e a fábrica, em resposta a demandas dos consumidores do nosso país por pneus com alta performance também em situações adversas”, complementa Cleyton Kamogawa.

O índice de tração pode ser conferida na lateral dos pneus, conforme imagem abaixo:

Whatsapp