Dicas de viagem: Confira seus pneus

Dicas de viagem: Confira seus pneus

Final de ano chegando, viagem programada, malas prontas, é só aproveitar as férias, certo? Ainda não!


Antes de cair na estrada com a família, ou amigos, é muito importante realizar a manutenção do carro para garantir a segurança de todos e não ter surpresas indesejáveis no caminho. 


Pensando nisso, a Delinte Pneus preparou uma pequena lista de cuidados que devem ser tomados com os pneus antes de colocá-los para rodar.

  • Condições: Pneus carecas, com bolhas ou cortes devem ser trocados imediatamente, pois podem causar acidentes por derrapagem ou estourar devido ao calor do atrito com a superfície. 
  • Vida Útil / TWI: Verifique o índice TWI, que permite saber se a vida útil do pneu está dentro do recomendado pela fábrica. Conforme o desgaste do pneu acontece, o indicador TWI vai ficando cada vez mais próximo do solo e quando alcança a banda de rodagem é o fim do seu uso. 
  • Balanceamento e Alinhamento: a realização do balanceamento e alinhamento do veículo é indicada a cada 10 mil km, potencializando o estado dos pneus e prolongando o seu tempo de uso. Antes de viajar, verifique e evite desgaste prematuro ou irregular.
  • Rodízio: Também colaborando na prevenção de desgastes irregulares, o rodízio é recomendado a cada 5 ou 10 mil km, de acordo com cada fabricante, e possibilita a correção de eventuais falhas mecânicas que podem resultar na deterioração do pneu. 

A Delinte recomenda o rodízio: 

  • Séries 80,75, 70, 65,60 = a cada 10.000 km
  • Séries 55 e 50 = a cada 7.000 km
  • Séries 45, 40, 35, 30 = a cada 5.000 km

É importante lembrar que pneus novos devem sempre ser colocados no eixo traseiro, para facilitar o controle do veículo quando ele sai de dianteira. 

  • Calibragem: Com os pneus calibrados, é possível garantir a segurança e reduzir o consumo de combustível. O indicado é calibrar a cada 15 dias, no mínimo, os pneus devem estar frios (ter rodado no mínimo 3 km), observar a tabela de pressão e a recomendação do fabricante do veículo.

Agora que os pneus estão em ordem e a manutenção mecânica do carro está feita, pode colocar pegar as malas para partir em uma viagem segura e divertida.   

×