Descomplicando o churrasco dos pais: como preparar picanha grelhada, com o Chef Piu José.

Descomplicando o churrasco dos pais: como preparar picanha grelhada, com o Chef Piu José.

O churrasco é uma paixão nacional! A picanha, conhecida como a rainha e queridinha por todos, é a carne mais popular dos brasileiros. É importante ficar atento a algumas de suas características para conservar as propriedades e garantir um excelente churrascos a todos. Por isso, em parceria com o Chef Piu José, a Delinte Pneus preparou essa matéria especial em comemoração ao Dia dos Pais. Confira todas as dicas:

Corte e preferências

Este é um corte que fica na parte traseira do boi, próxima ao coxão duro, bastante marmorizada. Sua famosa capa de gordura garante sabor acentuado ao corte e, para alcança-lo, deve ser temperada apenas com sal grosso.

Picanha inteira: gordura para cima, apenas uma virada. Selar bem os lados.

Cortes em espeto: muito usada em churrascarias, em formato meia lua e a gordura fica para fora. Dessa forma, a carne é servida em lascas e retorna à churrasqueira, para dar o ponto certo.

Na grelha: com cortes de dois dedos.

Na hora de assar

Nunca deve-se tirar a gordura antes de assar a picanha, pois ela é que vai deixar a carne mais suculenta e garantir a umidade.

Outra dica bem importante é sempre salgar a carne na hora de colocar na grelha. Se fizer antes, a picanha perde liquido e fica mais seca. Algumas carnes aceitam marinar com um dia de antecedência, como o cordeiro, por exemplo, mas a picanha deve ser salgada com apenas o sal grosso, para manter seu sabor natural.

Talvez o mais importante elemento para um bom churrasco é o fogo. Parece ser algo tão simples, mas que pode ser o grande vilão. Algumas pessoas até perdem a paixão por esse maravilhoso preparo, em virtude de não ter êxito nessa fase.

São inúmeras as técnicas para isso. Uma boa dica é iniciar o fogo com a técnica conhecida como sistema vulcão, que pede apenas uma garrafa e papel jornal. É preciso enrolar as folhas em tiras na garrafa, coloca-la em pé no meio da churrasqueira e acrescentar o carvão em volta. Depois, é só tirá-la de modo que o jornal fique com o formato comprido. Agora, basta atear fogo e alimentar o carvão quando necessário, as poucos, para manter sempre uma temperatura constante.

Na hora de servir

O grande segredo de churrasco é servir a carne conforme o gosto de cada um. Ou seja, ao compreender que o melhor ponto de carne é o que as pessoas gostam, seja mal passado ou bem passado, o propósito final de degustar um bom churrasco é alcançado.

Por isso, é importante sim escolher sempre a melhor carne, o melhor carvão, o melhor corte, mas nunca esquecer que o servir é o melhor tempero sempre. Fazer o melhor para agradar a quem está sendo servido torna o churrasqueiro o “melhor chef do mundo”.

Sobre Chef Piu José

O responsável pelas dicas incríveis dessa picanha é o Chef Piu José. Apesar de ter seguido, primeiramente, o sonho de ser músico, a chama da culinária já estava acesa em seu coração há muito tempo. Mesmo antes de trabalhar com culinária, ele já era considerado o cozinheiro e o churrasqueiro oficial entre os amigos.

Conforme esse hobby foi tomando espaço em sua vida, Piu decidiu fazer uma formação em gastronomia para aprimorar esse dom. Assim, formou-se em 2003 no curso de Chef de Cuisine e Restaurateur, e passou a se dedicar à Piu José Gastronomia, que hoje conta com uma história de mais de 15 anos realizando eventos na capital paranaense.

Agora, durante a pandemia, ele se reinventou ainda mais. Com a força das mídias sociais, o Chef Piu também realiza diversos conteúdos sobre gastronomia em seu perfil no Instagram, o @chefpiujose, como lives com dicas, receitas e sorteios.

Whatsapp