Como escolher o tipo de pneu para seu carro?

Como escolher o tipo de pneu para seu carro?

Acerte na escolha, conhecendo um pouco mais sobre pneus, antes de investir.

No mundo dos pneus existe uma grande variedade de marcas e modelos, medidas e funções, sendo possível atender a vários nichos de mercado, ou seja, pneus para rodar no asfalto ou na estrada, por exemplo. Os pneus saem de fábrica cada vez mais adequados para atender a carência de mercado e o consumidor final. Na Delinte Pneus, o consultor de vendas André Ferreira procura conciliar a orientação da fabricante com a necessidade do cliente quando ele está buscando algo a mais. “Não é surpresa o veículo estar com um pneu original, voltado para asfalto, mas para atender a sua necessidade a gente oferecer algo mais agressivo, ou seja, um pneu para uso misto onde ele consiga utilizá-lo na cidade e no campo”, afirma. É preciso saber distinguir as inúmeras possibilidades de ajustar os pneus à sua realidade.

Versatilidade

Situações que exigem mais versatilidade dos pneus são muito comuns em regiões do meio rural. “São pneus off road, fora da estrada mesmo”, destaca. “Apresentam medidas maiores para atender a necessidade do cliente em projetos onde ele precisa do veículo mais alto, até com um índice de carga mais elevado”, explica.

E, na outra ponta, também existem os pneus para carros rebaixados e com uma tala maior, cada vez mais comuns e conhecidos como Stretch que, em português significa “esticar”, para dar uma aparência de roda maior e mais larga. “A Delinte possui a maior grade de pneus Stretch do Brasil”, salienta André. 

De acordo com o consultor, com a variedade de modelos de pneus é possível atender um mesmo veículo em até três nichos diferentes de necessidades. “Eu consigo atender o cliente com um modelo de pneu mais conservador e índices de tração e velocidade mais baixas, até um modelo que eu consiga garantir para ele segurança de 0 a 300 km/h”, destaca.

Estabilidade

O público de veículos premium procura por mais segurança e para eles existem os pneus run flat com a lateral reforçada, porém, com uma tecnologia de alto valor agregado. “Em uma situação de emergência, caso venha a perder a pressão, esse pneu ainda mantém a estabilidade do carro por um determinado tempo”, explica. Segundo André Ferreira, essa segurança também é possível encontrar em pneus radiais comuns e com custo mais acessível. “A gente consegue, mais uma vez, atender a necessidade do consumidor final, garantindo um carro com segurança e tranquilidade para sua família, sem precisar optar por um pneu run flat”, destaca. “Temos a possibilidade de oferecer a mesma segurança em um pneu comum, mantendo a indicação da fabricante e índices de carga compatível com o veículo, porque contamos com várias medidas dianteiras e traseiras”, afirma.

Ainda existem pneus para índice de carga maiores, conforme define o consultor, voltados para clientes que fazem o “uso mais severo dos pneus”. Tanta variedade em pneus, reforça a importância de contar com as orientações de um consultor de vendas, com o conhecimento técnico, para auxiliar na escolha correta dos pneus. Especialmente quando se busca segurança e estilo é vasta a grade de produtos disponíveis no mercado, mas, quando os pneus são de alta performance e investimento, o melhor mesmo são as garantias que vem de fábrica e contar com o conhecimento de um especialista.

×