Direção e segurança na chuva

Direção e segurança na chuva

Durante o período de chuva a água e a fuligem seca do asfalto criam uma mistura muito escorregadia. Conforme a chuva vai aumentando, essa mistura é dissolvida, entretanto, o atrito do pneu com o solo continua baixo por conta do asfalto que fica encharcado, além disso, as nuvens densas e a nebulosidade do período de chuva colaboram para a má visibilidade.

Neste cenário chuvoso dirigir pode se tornar um desafio muito perigoso, dentre os principais fatores de risco que envolvem a condução nesta situação, a baixa aderência e visibilidade, e os alagamentos estão entre os riscos letais para os motoristas que se ariscam a dirigir nestas situações climáticas.

O QUE FAZER?

Embora muitas vezes a correria do dia a dia não nos permita momentos de espera, a melhor solução nestes casos ainda é parar o veículo em um local seguro e esperar a chuva passar. Caso isso não seja realmente possível, abaixo estão algumas dicas para quem precisa dirigir em dias de chuva:

– Trafegue sempre em velocidades baixas, pois proporciona maior controle do veículo e maior tempo de reação em casos de imprevistos, além de reduzir o risco de aquaplanagens. O ideal é diminuir a velocidade em 20% com relação à velocidade desenvolvida em pista seca.

– Acenda os faróis e aumente a distância do veículo da frente.

– Movimentos rápidos e freadas bruscas podem levar a perda de controle do carro, bem como ultrapassagens arriscadas. Em descidas e antes de curvas, é recomendado utilizar o auxílio do freio motor, ou seja, reduzir marchas.

– Faça a manutenção periódica do para-brisas, freios, volante e pneus.

– Mantenha os pneus em boas condições e jamais trafegue com pneus carecas. Os sulcos dos pneus devem estar no tamanho correto e calibrados. Pneus desgastados possuem capacidade limitada de remover água da pista, favorecendo a aquaplanagem.

Em caso de aquaplanagem o mais importante é a calma. Nessa situação, o procedimento correto é tirar o pé do acelerador e segurar firme o volante até que o contato com o solo seja retomado.

 

(41) 4063-8879
Quero vender
Fale Conosco
Whatsapp